Tribunal gaúcho promove curso sobre Justiça Restaurativa com foco em saberes ancestrais
23 de setembro de 2025No Pará, Semana da Pauta Verde apreciará 270 ações a partir de segunda (18/8)
23 de setembro de 202513 de agosto de 2025
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cejusc Saúde) atende demandas da população relacionadas à saúde pública, oriundas de todos os municípios maranhenses. Para fortalecer o trabalho desenvolvido pelo centro e incentivar o encaminhamento de processos judiciais passíveis de conciliação, foi realizada nesta quarta-feira (13/8) uma reunião na sede do Cejusc Saúde, localizada no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
Participaram do encontro o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), juiz Rodrigo Nina, e a coordenadora do Cejusc Saúde, juíza Vanessa Clementino Sousa.
Além das demandas que já tramitam na Justiça, como processo judicial, o Cejusc Saúde também atende demandas que não foram solucionadas de forma administrativa, especialmente aquelas em que o usuário não conseguiu realizar o agendamento pelos canais de atendimento disponibilizados pelo Estado, municípios, ou plano privados de saúde, incluindo solicitações de consultas, exames, medicações, transferências de leitos e outros serviços relacionados à saúde pública e privada.
https://www.cnj.jus.br/cejusc-saude-atende-demandas-de-todo-o-maranhao-e-evita-judicializacao/